Para quem está buscando formas de atrair visibilidade online, um blog pode ser fundamental não apenas para atrair, mas como também para nutrir e converter leads em compradores. 

Principalmente se considerarmos que a sua estratégia será totalmente baseada em conteúdo de qualidade, que vai gerar para a sua audiência interesse, ações e compartilhamentos de experiências.

A partir do momento que você consegue prender a atenção da sua audiência, você passa a ter infinitas possibilidades de objetivos:

Nesse artigo, vou te mostrar de forma prática como criar um blog de forma prática e sem dificuldades.

Entenda porque você quer criar um blog

A resposta pode até parecer meio óbvia, não é? Visibilidade é claro! O que a maioria não sabe é que você não precisa ter apenas um objetivo, você pode ter vários, e são esses objetivos que vão definir a sua estratégia.

Se você tem uma loja virtual, pode fazer conteúdos que gerem muitas oportunidades de vendas sobre diferentes produtos, e sobre assuntos relacionados para gerar autoridade. 

Se você vende infoprodutos, vale fazer conteúdos de nutrição e conversão sobre o seu produto, que vão impactar diretamente nas compras dos seus leads, além de mais segurança em relação a você e ao seu produto.

criar um blog

Tudo isso pode parecer coisa pouca, mas tem um peso gigante em qualquer estratégia de marketing de conteúdo. 

São essas informações que te ajudarão a entender a direção correta dos conteúdos, de modo que consiga atrair o público certo, que de fato pode vir a converter e se tornar um cliente dentro do seu negócio.

Definida essas informações, você vai precisar seguir alguns passos para criar o seu blog. Veja quais são:

Planejamento e produção de conteúdo

Depois de definir seus objetivos com o seu blog, e entender quem é o seu público-alvo e consequentemente o tipo de conteúdo que vai atrair essas pessoas, chega o momento de começar a realizar o seu planejamento e produção de cada um dos conteúdos que serão publicados.

Use uma ferramenta de SEO para realizar o seu estudo de palavras-chave e definir os melhores temas para abordar em seus artigos. Defina também as palavras-chave mais relevantes e com chances de se posicionar nos principais buscadores, como o Google.

Faça um levantamento e planejamento para pelo menos 3 meses de conteúdo. Isso vai te ajudar a entender melhor o que deve e será abordado, além de direcionar de forma inteligente a sua estratégia. 

Tenha o controle de todas essas informações. Pode ser em um sistema adequado ou até mesmo uma planilha, mas tenha o controle de tudo o que está sendo planejado e executado. Isso tornará mais fácil o acompanhamento de resultados que falaremos mais a frente. 

Defina qual será o nome e o domínio do seu blog

Com o seu planejamento pronto, você precisa definir qual será o nome do seu blog, e consequentemente o domínio que ele terá. Caso você não saiba, o domínio é o endereço: www.seudominio.com.br.

Ele pode ser .com, .com.br, .net e tantos outros finais. Você pode comprar o seu domínio junto com sua hospedagem ou contratar de forma individual em sites como:

A melhor dica é escolher um nome e domínio que sejam fáceis de lembrar, precisa ser algo marcante e que facilmente o usuário vai conseguir lembrar e digitar. Algo que vai fixar na mente. 

Nomes muito grandes, por exemplo, podem dificultar o acesso dos seus usuários, seja por erros de digitação, como também por confusão em relação ao nome. 

Escolha a hospedagem do seu blog

Uma explicação bem simples para que você entenda o que é a hospedagem que o seu blog vai precisar para ficar online, é imaginar o hotel que você paga para ficar durante as suas férias. 

Você vai precisar de um lugar para dormir, para tomar banho, comer… Para passar basicamente 24 horas do seu dia. E para isso, vai precisar pagar para ficar nesse lugar, certo?

A hospedagem é basicamente isso: você vai escolher uma empresa em que o seu site ficará hospedado, e assim visível para qualquer pessoa que pesquisá-lo na internet.

Existem várias empresas que oferecem esse serviço, posso indicar como melhores opções a Hostinger e Hostgator, principalmente por conta do suporte que oferecem que é sensacional. 

Você pode optar por planos mensais ou anuais. Na maioria das empresas, as opções anuais oferecem um bom desconto e domínio gratuito (a sua escolha) por até 1 ano.

Para criar um blog você precisa definir a plataforma que será usada

Existem inúmeras opções de plataformas onde você pode desenvolver o seu blog: Wix, Blogger, WordPress e tantas outras. Você precisa escolher a melhor opção para que você ou a pessoa responsável consiga administrar. 

Se eu tivesse que indicar para você a melhor opção, sem dúvidas indicaria o WordPress, que além de oferecer facilidade no desenvolvimento, oferece inúmeras possibilidades de funcionalidades através dos plugins.

O processo de otimização dos artigos também é bem facilitado com a plataforma. Mesmo para quem tem um nível básico ou nenhum conhecimento pode conseguir desenvolver seguindo até mesmo um tutorial no Youtube

Hora de definir o Template, ferramentas e plugins

São tantas opções, são tantas possibilidades que eu poderia até mesmo escrever um artigo apenas sobre esse tema (fala aqui nos comentários se você quer, que eu escrevo). 

Se você optar pelo WordPress vai precisar escolher não apenas o Template, que é o designer que o seu blog terá, como também precisará definir um construtor para o desenvolvimento, que vai facilitar tudo para você. 

A dica é começar adquirindo o Elementor Pro, com ele o desenvolvimento do seu blog será do tipo arrasta e solta, exigindo praticamente zero conhecimento em programação. 

Feito isso, você precisará instalar o template/tema escolhido, que você pode comprar ou escolher uma opção gratuita. Depois que finalizar a construção do seu blog, precisa definir quais funcionalidades você vai querer no seu blog. 

Uma boa opção, por exemplo, é a otimização de artigos, onde você tem toda a orientação do que o seu site precisa para se posicionar no Google. O Yoast SEO Premiun é uma ótima opção.

Se você quer aumentar os acessos aos seus posts, vale a pena incentivar o compartilhamento com o plugin Social Post

O céu é o limite com o WordPress, praticamente tudo que você imaginar para o seu blog, existirá um plugin para facilitar a sua vida. 

Desenvolvimento próprio ou Prestador de Serviços?

Se você já tem conhecimento e habilidade em programação fica fácil decidir, mas se o seu conhecimento é limitado ou se não tem nenhum, você pode buscar diferentes tutorias na internet para te ajudar na criação do seu blog. Aqui mesmo nesse artigo, compartilhei várias dicas que podem te ajudar nesse processo.

Agora, se você não sente segurança ou simplesmente não quer entrar nessa parte de desenvolvimento e criação, pode optar por contratar uma empresa ou prestador de serviço que vai fazer tudo isso para você. 

Nessa opções você terá um investimento a mais, no entanto, terá tranquilidade e certeza de qualidade e segurança. Principalmente se focar em qualidade acima de preço.

Depois de criar um blog, foque na Produção e publicação de conteúdo

Com o blog pronto, você precisa começar a executar aquele planejamento inicial que falamos. Todos os temas, palavras-chave que foram definidas, é o momento de utilizar e começar a colocar a estratégia em prática. 

Os conteúdos precisam ser otimizados e seguir as regras de SEO, mas o importante acima de tudo é que sejam relevantes, com uma linguagem que conecte com o seu público e que acima de tudo: tenha valor

De nada adianta escrever um texto de 5 mil palavras e ele não falar nada com nada, não agregar em absolutamente nada para o leitor. Os textos precisam entregar algo: seja uma dica, uma orientação, uma informação… 

Leia também: Como integrar a Octuspay com as principais ferramentas do mercado e potencializar o seu negócio?

O leitor precisa ter um motivo para continuar a leitura ao ponto de ao final querer realizar uma ação, seja um comentário, o compartilhamento ou até mesmo sua simples volta ao blog. 

Vale adicionar outros formatos de conteúdo ao seu blog para enriquecer ainda mais o assunto que está sendo tratado. Pode ser um vídeo complementar, um ebook, infográfico, planilha de controle e tantas outras opções.

A frequência também é um ponto importante, principalmente para quem tem o foco em posicionar no Google. Tente fazer publicações diariamente, se não for possível, tente ao menos 3 postagens por semana. 

Acompanhe os resultados

Com tudo isso girando você precisa entender o que está resultado a sua estratégia, principalmente para saber o que precisa ser melhorado e o que deve continuar fazendo. 

Acompanhe seus resultados, defina métricas importantes para o seu negócio e tenha cada vez mais assertividade nas informações que farão toda a diferença na sua estratégia, e consequentemente nos seus resultados. 

Conclusão

Acredito que tenha não apenas ficado claro como criar um blog, como também a sua importância para quem quer se posicionar como autoridade em qualquer segmento, e consequentemente aumentar as vendas de produtos e serviços. 

Tudo isso pode deixar a sua marca ainda mais forte, e facilitará seus processos comerciais, já que o seu lead chegará ainda mais pronto para o seu comercial, tendo em vista que está bem nutrido com conteúdo de qualidade e relevância. 

Adicione a criação de um blog nas suas vendas de infoprodutos e veja suas vendas na Octuspay crescerem cada vez mais. 

Se você ainda não tem seu acesso à nossa plataforma, cadastre-se agora mesmo: é totalmente GRÁTIS!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *